Livros

A Lâmina da Assassina – Sarah J. Maas

29/03/2019

Editora: Galera Record

Série: Trono de Vidro

Sinopse: Conheça o caminho da assassina. Pavimentado com sangue, lágrimas e suor. Implacável, sedutora, letal. Poucos conhecem seu rosto, menos ainda sobrevivem à sua fúria. Não à toa Celaena Sardothian é sinônimo de morte. Suas lâminas são certeiras, assim como seu estranho código de honra e seu aguçado senso de justiça. Mas como uma menina, encontrada agonizando pelo rei dos Assassinos de Adarlan, se tornaria a campeã do rei? Disputada pelo capitão da guarda real e o próprio príncipe herdeiro? No centro de intrigas políticas? Acompanhe Celaena vencer um lorde pirata e toda sua tripulação; o encontro como uma curandeira; seu treinamento com o Mestre Mudo, senhor dos assassinos silenciosos, nas dunas do deserto Vermelho; a prisão nas Minas de Sal de Endovier; ou, ainda, sua luta contra o mais escorregadio e traiçoeiro dos adversários — o próprio coração.

Demorei muito tempo para terminar de levar esse livro, confesso. Ele conta a história de Celaena antes do primeiro livro, e de como ela se tornou a Assassina de Adarlan. Até os acontecimentos que a levaram para a prisão de Endovier. O livro é lindo, como todos os outros, a Record sempre capricha na edição, suas páginas são amarelas, as ilustrações de capa e contra-capa estão maravilhosas e ele é dividido em cinco partes: A Assassina e o Lorde Pirata; A Assassina e a Curandeira; A Assassina e o Deserto; A Assassina e o Submundo e A Assassina e o Império.

Além disso, o livro vem com um mapa bem detalhado de Erilea, com ele podemos ver como Celaena passa por cada parte do livro e onde ela faz cada coisa… O livro começa bem chato, principalmente para quem já leu o primeiro livro da série e já conhece uma personagem mais madura. Somos apresentados à uma Celaena bem mais imatura, convencida e muitas vezes insuportável. Sendo muito nova e já tendo uma fama bem consolidada ela faz de tudo para esfregar isso na cara de quem passa e também de mostrar que está acima de todos, por ser “protegida” de Arobynn, o rei dos assassinos.

Então a primeira parte do livro é bem chata e precisa ser lida, de forma empurrada. Na primeira parte do livro ela faz uma escolha que traz consequências para todo o resto do livro. Por causa desse ato, acaba arrastando Sam Cortland numa avalanche de problemas e descobertas. Para quem leu o Trono de Vidro, sabe que Sam não é um personagem novo, mas um personagem bem importante e nesse livro conseguimos descobrir exatamente quem ele é e o que ele se torna para Celaena.

Então, por causa da escolha que ela faz, acaba sendo punida por seu mestre à ir treinar com o Mestre Mudo no Deserto Vermelho. A parte dois, da curandeira, são os acontecimentos que ocorrem no caminho até ela chegar ao Deserto Vermelho. Depois de cumprir sua punição e voltar para casa, ela encontra muitas descobertas até sobre si mesma e seus sentimentos.

O livro é todo um crescimento e desenvolvimento de personagem. Ela tem várias decepções e muitas das suas opiniões mudam, inclusive o rumo que quer dar para sua própria vida vai tomando forma e também com quem realmente ela quer viver e com quem ela não quer viver.

O ideal é que leiam esse livro antes de toda série, mas como ele só foi lançado no Brasil depois que o segundo livro da série foi lançado, resolvi ler na ordem de lançamento por aqui. Então o próximo livro a resenhar deve ser o terceiro volume. Resolvi focar na série e ler todos os que restam porque este ano a escritora está lançando o último livro da série. Apesar dela já ter criado uma outra série, spin-off, para contar como era Erilea antes de Celaena. Só devo ler essa série depois que terminar de ler a principal.

Para quem nunca tinha ouvido falar dessa série de livros, digo que recomendo completamente. São livros repletos de mistérios e surpresas, além de ter personagens fortes e muito bem construídos que te cativam rapidamente com suas sinceridades. Clique nos nomes dos livros a seguir para ler suas resenhas, estão em ordem: Trono de Vidro e Coroa da Meia-Noite.

Você pode ler também...

12 Comentários

  • Reply Priih 31/03/2019 at 6:25 pm

    Oi Kelen, tudo bem?
    É possível ignorar esse livro e ler só a partir do primeiro? rs
    Não tenho mais paciência pra personagens bobinhas e imaturas, mas a série parece bacana.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    • Reply kelen Vasconcelos 01/04/2019 at 2:29 pm

      Oi Priih,
      Na verdade eu indico ler o primeiro livro e depois ler esse. Pq vc vai entender muitas coisas do primeiro livro depois de ler esse. Claro, se quiser ignorar por completo esse e continuar lendo você pode, mas tem informações importantes que são ditas no livro do meio pro fim que podem te fazer falta lá na frente.
      Bjos

  • Reply Jessica 31/03/2019 at 9:45 pm

    Oi Kelen,

    Eu li esse livro terminando o 5° livro da série e gostei muito de ver como a Celaena era quando se tornou assassina. Bem diferente do amadurecimento que ela terá ao longo dos livros.
    Lendo sua resenha deu até vontade de reler.

    Bjs e um bom fim de semana!
    Diário dos Livros
    Conheça o Instagram

    • Reply kelen Vasconcelos 01/04/2019 at 2:29 pm

      Fico feliz por isso Jessica, eu estou relendo rsrsrs. Depois vou avançar para o volume 3.
      Bjos

  • Reply Andy 31/03/2019 at 10:47 pm

    Eu só li o primeiro livro dessa série e quando eu retomá-la com certeza seguirei a sua dica e lerei esse! Adoro a escrita da Sarah e fico triste de não poder ler os livros dela com a frequência que eu gostaria, mas o bom é que a espera sempre compensa *-*
    Beijos,
    Andy – StarBooks

    • Reply kelen Vasconcelos 01/04/2019 at 2:30 pm

      Sim, Andy a espera sempre compensa quando se trata da Sarah ^^
      Bjos

  • Reply Ariane Reis 31/03/2019 at 11:56 pm

    Oie Kelen =)

    Sempre leio resenhas positivas livros da Sarah J Mass, porém ainda não tive oportunidade de ler nada da autora. Tenho bastante curiosidade, mas quero finalizar algumas séries antes.

    Beijos e uma ótima semana;***
    Ariane Reis | Blog My Dear Library.

    • Reply kelen Vasconcelos 01/04/2019 at 2:31 pm

      Ariane, tenho certeza que não irá se arrepender 😉
      Bjos

  • Reply Caverna Literária 02/04/2019 at 7:21 pm

    Oi, Kelen!

    Que saudades de passar por aqui! <3 só pela capa dá pra perceber que a editora caprichou na edição, ainda mais a história sendo acompanhada por um mapa. Uma pena o início ser tão chato, realmente esse volume deveria ter sido lançado antes 🙁 se um dia eu resolver ler a série, já sei por onde começar! :p

    xx Carol
    https://caverna-literaria.blogspot.com/

    • Reply kelen Vasconcelos 18/04/2019 at 6:32 pm

      Oi Carol,
      Quando começar a ler não vai querer parar, o vício desse livro pega a todos ^^
      Bjos

  • Reply Thaty 14/04/2019 at 4:05 am

    Oi Kelen.
    Comecei a ler essa série já tem um tempo e estava gostando. Li apenas os 2 primeiros livros só que com a saída dos últimos livros e os vários comentários de que a historia tinha se perdido me deixaram apreensiva em continuar com a série, mas pelo visto esse livro pelo menos eu acho que vou ler.

    bjs
    http://www.auniversitaria.com/

    • Reply kelen Vasconcelos 18/04/2019 at 6:33 pm

      Oi Thaty,
      Estou continuando a leitura, vou resenhar o restante dos livros e até agora não vi nada sobre a história se perder. Mas é uma história bem complexa, então realmente acredito que as coisas vão ficar mais complicadas com o tempo.
      Bjos

    Leave a Reply