Livros

Como Organizar sua Vida Financeira – Gustavo Cerbasi

19/09/2019

Editora: Sextante

Sinopse: Como organizar sua vida financeira apresenta dicas certeiras para você que deseja tomar decisões mais conscientes sobre o seu dinheiro. O renomado consultor Gustavo Cerbasi reuniu neste livro todos os temas-chave que você precisa conhecer para alcançar o equilíbrio das finanças e planejar um futuro mais próspero. Ele começa realizando um diagnóstico da sua situação atual, levando em conta dados como idade, dívidas, despesas, bens, investimentos e planos para a aposentadoria. Depois de chegar ao valor do patrimônio ideal para obter a tão sonhada independência financeira, é hora de aprender a analisar seu orçamento doméstico e identificar os pontos que podem ser aperfeiçoados. Após traçar seu perfil de consumo e investimento, você poderá passar para os tópicos mais específicos, dominando de uma vez por todas os assuntos que sempre considerou complexos.

Estamos vivendo um momento diferente nos últimos anos, tem havido um engajamento sobre a vida financeira da sociedade e de como podemos gerencia-la para que o “dinheiro trabalhe a nosso favor” e assim atingir a tão sonhada independência financeira. Essa independência é a etapa na qual não precisaríamos da previdência do governo, mas com o capital que acumulamos conseguiríamos manter um bom padrão de vida, além de curtir a vida também.

Com certeza você já deve ter recebido aqueles anúncios de corretoras te prometendo investimentos incríveis e que em pouco tempo você conseguiria seu primeiro milhão. Tome muito cuidado com essas propagandas, Gustavo deixa bem claro no seu livro que enriquecimento lícito é possível, mas vai depender de muito trabalho também. Então há todo um planejamento e muito trabalho duro para que seu patrimônio se multiplique, além de fazer as escolhas certas de investimentos.

“O ideal é ter conhecimento detalhado de seus gastos mensais e agir de acordo com essa informação, adotando iniciativas que viabilizem uma poupança regular, para dar mais qualidade a seu consumo e para possibilitar pequenos luxos, afinal, ninguém é de ferro.”

Capítulo 2, Pág. 26

Posso afirmar que esse livro é uma grande introdução no mundo financeiro necessária. Gustavo vai te mostrar como conseguir analisar suas finanças e descobrir em que ponto da escala da riqueza você está. Além de dar muitas dicas e orientações concretas de como quitar suas dívidas. Infelizmente a realidade do brasileiro é de muito endividamento. Mas se você já passou dessa fase há orientações para montar sua reserva financeira para poder começar a pensar em investimentos.

O que mais gosto dos ensinamentos do Gustavo é que ele é bem prático e objetivo. Além de realista, uma das coisas que mais cita no livro é que não adianta fazer sacrifícios sem fins no orçamento, em algum momento você vai acabar tendo aquela compulsão e comprar o que não pode. Se você se planejar e montar uma estratégia para quitação de dívidas e restrições financeiras por tempo determinado você se sentirá motivado, ao contrário de ter limitações sem fim apenas por não ter dinheiro e não fazer nada a respeito.

Não se engane, esse livro também traz muitos cálculos. Gustavo mostra como você pode acompanhar mês a mês o crescimento de seus rendimentos e também de sua independência financeira. Além disso, através desses cálculos você consegue definir se os investimentos que escolheu estão atendendo o que esperava e se não, pode mudar para uma escolha melhor, poupando tempo e frustações futuras.

Infelizmente, ainda no nosso país, não existe a cultura de se conversar em casa sobre finanças e muito menos nas escolas. Tal atitude poderia mudar o futuro de muitas gerações. Posso ter despertado um pouco tarde para esse tipo de assunto, mas acho importantíssimo podermos cuidar do nosso dinheiro de forma apropriada e também de nossa família. E vocês? Já leram algum livro do Cerbasi ou viram algum vídeo dele? O que acharam? O que acham sobre esse tema? Vamos conversar mais sobre isso nos comentários ^^

Você pode ler também...

2 Comentários

  • Reply Caverna Literária 24/09/2019 at 4:52 pm

    Oi, Kelen!

    Também acho super importante a discussão desse assunto e que deveria ser incluído nas escolas, embora muito dificilmente os adolescentes vão entender o significado daquilo até entrar no mercado de trabalho e querer se tornar independente. Fiquei bem interessada em ler o livro e adorei a sua resenha!

    xx Carol
    https://caverna-literaria.blogspot.com/

    • Reply kelen Vasconcelos 03/10/2019 at 11:52 pm

      Oi Carol,
      Que bom que gostou, acho um assunto muito importante. Ainda mais para nós que somos jovens e queremos construir nosso patrimônio. Se ler o livro me diga o que achou depois ^^
      Bjos

    Leave a Reply