Comunicação Pensamentos

O que a leitura pode fazer por você?

06/09/2019

O que te levou a pegar o primeiro livro na sua vida para ler? Não digo aqueles livros que são obrigatórios na escola, mas aquele que você foi a uma livraria ou foi na biblioteca pegar para ler. O que te levou a fazer isso? Curiosidade? Desejo de conhecer novas visões de mundo ou novas culturas?

Muitos podem ter sido os motivos que te levou a ler por vontade própria, mas quero na verdade te chamar a atenção para algo que a maioria não para pra pensar. Qual efeito esse livro teve na sua vida? Tudo o que fazemos, tudo o que consumimos, seja na rede social da internet ou nos livros, jornais, séries de TV, tudo agrega de alguma forma a nossa vida. Seja com o que se deve fazer ou o que não se deve fazer…

Essa reflexão vai muito além de um fundo de moral, por exemplo, há livros na minha coleção que mudou a minha forma de pensar sobre determinados assuntos. Coisas que achava que eram boas ou indiferentes agora se tornaram bem mais claras e me mostraram um mundo de conhecimento que eu estava alheia, seja por não conviver com esse tipo de realidade ou seja por simplesmente não saber.

Todo esse mundo, fantástico e de novas experiências o entretenimento pode trazer para você. Basta você escolher o que deseja reter e o que deseja descartar. Sim, é possível tirar lições de aprendizagem até de filmes de terror, basta analisar as situações e ver o que de bom pode aplicar daquilo na sua vida. Seja como ser mais cuidadosa por qual caminho escolhe para ir para casa ou para quem você compartilha informações pessoais. Parece muito técnico, mas na verdade é algo bem mais automático do que da forma que descrevi.

Me contem sobre os livros, filmes e séries que mudaram sua percepção sobre algum assunto em especial nos comentários. Vamos falar sobre como a leitura é muito mais do que apenas um entretenimento, é um ensinamento constante ^^.

Abraço e até o próximo post o/

Créditos: Photo by Rizky Subagja and Photo by Susan Yin on Unsplash

Você pode ler também...

18 Comentários

  • Reply Caverna Literária 10/09/2019 at 5:47 pm

    Oi, Kelen!

    Amei o post!! Livros sâo extraordinàrios, capazes de mudar nosso ponto de vista sobre determinadas coisas, nos emocionar, e até mesmo nos ajudar em determinados momentos que estivermos precisando. O primeiro que li confesso que foi Crepúsculo por conta das minhas amigas que adoravam, e eu considero a obra importante justamente por ter me feito ingressar no mundo literário, e imagino que tantas outras pessoas também. Acho que no final todos os livros que lemos nos transformam um pouco e trazem coisas novas para refletirmos.

    xx Carol
    https://caverna-literaria.blogspot.com/

    • Reply kelen Vasconcelos 04/10/2019 at 12:04 am

      Oi Carol,
      Eu sei que hoje muita gente critica a saga Crepúsculo, mas eu não. Amo os livros. Nem todos os filmes são bons, eu confesso. Mas o primeiro livro da saga também sempre será especial pra mim. ^^
      Bjos.

  • Reply Clayci Oliveira 11/09/2019 at 12:24 pm

    Olá, tudo bem?
    Que publicação maravilhosa!! Eu amo ler, meu gênero favorito é fantasia, mas ultimamente tenho dado atenção para outros estilos.
    Principalmente os livros que abordas transtornos mentais. Não trabalho na área, mas sou curiosa e gosto de ler a respeito =)

    • Reply kelen Vasconcelos 04/10/2019 at 12:02 am

      Oi Clayci,
      O importante é a gente continuar lendo e descobrindo novos mundos cheios de emoção e conhecimento ^^
      Bjos

  • Reply Leslie Leite 11/09/2019 at 2:45 pm

    Concordo com vc, é possível tirar lições de tudo, é como eu sempre digo, tudo é experiência para a vida, mesmo quando a situação é ruim.
    O primeiro livro que eu li foi por motivação da minha mãe, era um livro infantil com histórias bíblicas, eu tinha nove anos. Depois eu não li muito, não criei o hábito, lia esporadicamente. Comecei mesmo a ter esse hábito a três anos atrás, depois que comecei a ter contato frequente com blogs literários.
    Esse ano estou lendo muito YA com temática de relacionamentos abusivos, e isso tem aberto muito os meus olhos. Sem dúvida, a leitura é necessária e cada livro é uma nova experiência.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    • Reply kelen Vasconcelos 04/10/2019 at 12:01 am

      Oi Leslie,
      Amei seu depoimento, o primeiro livro que ouvi (contado pela minha mãe toda noite) também foi a Bíblia. E continuo lendo e relendo a Bíblia, ela é maravilhosa, cheia de ensinamentos profundos e muitas histórias intensas. Realmente cada livro é uma nova experiência ^^
      Bjos

  • Reply Julia 11/09/2019 at 2:48 pm

    Gostei do seu poste, existe muitos artigos em seu blog relacionado a este que acebei de ler gostei de seu blog.
    Meu blog: Resultado do Triangulo da sorte

    • Reply kelen Vasconcelos 03/10/2019 at 11:59 pm

      Oi Julia,
      Fico super feliz, venha me visitar sempre que quiser ^^
      Bjos

  • Reply Priih 12/09/2019 at 1:33 pm

    Oie, tudo bem?
    Adorei o texto, essa ode aos livros. ♥
    Eu acho que eles tem um grande poder de abrir nossas mentes, combater preconceitos e confortar o coração. Não sei o que seria de mim sem ter tido contato com a leitura desde criança.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    • Reply kelen Vasconcelos 03/10/2019 at 11:58 pm

      Oi Priih,
      Sim a leitura nos leva a novos horizontes ^^
      Bjos

  • Reply Ava 13/09/2019 at 12:19 pm

    Oi amiga,
    Ler tem um significado bem especial na minha vida, pois eu sempre tive uma imaginação muito fértil e isso meio que me ajudava a suprir minha necessidade de coisas extraordinárias na minha vida cotidiana. E com toda certeza, se você não aprende não ao terminar de ler uma história, algo está errado. Até o livro mais bobo e ensina alguma coisa.
    bjus.
    Ava

    • Reply kelen Vasconcelos 03/10/2019 at 11:57 pm

      Oi Amiga,
      Sim ler é uma aventura enorme, cheio de desafios, emoção e carregada de significados. Concordo com vc ^^
      Bjos

  • Reply Ariane Reis 15/09/2019 at 12:10 am

    Oi Kellen!

    Ler e escrever é como respirar. Não consigo imaginar a minha vida sem esses dois pequenos prazeres. Infelizmente, por conta da correria , hoje não consigo ler tantos livros como lia há dois anos, mas sempre ando com um livro na bolsa para aqueles minutinhos após o almoço.

    Meu gênero favorito é romance, mas adoro fantasia e um bom drama. Recentemente passei a olhar com outros olhos os livros de “autoajuda”, e estou me surpreendendo bastante com as minhas leituras.

    Acredito que as pessoas que dizem não gostar de ler, é porque ainda não encontraram os livros certos.

    Beijos;***
    Ariane Reis | Blog My Dear Library.

    • Reply kelen Vasconcelos 03/10/2019 at 11:55 pm

      Oi Ariane,
      Concordo plenamente com você, há todo tipo de livro nesse mundo e sempre vão existir aqueles que te conquistam e mudam sua opinião. A correria acaba pegando a agente quando vamos ficando mais velhos né? Mas o importante, como vc disse, é saber gerenciar o tempo e continuar fazendo o que gostamos ^^
      Bjos

  • Reply Jessica 18/09/2019 at 10:45 pm

    Oi Kelen,

    Sempre gostei de livros desde pequena e meu gênero favorito sempre foi fantasia, desde pequenininha já queria ler os livros de contos de fadas e tudo que fosse mágico.
    Acho que leitura proporciona muitas coisas boas em nossas vidas e nos ajuda a evoluir constantemente.

    Bjs e uma ótima noite!
    Diário dos Livros
    Conheça o Instagram

    • Reply kelen Vasconcelos 03/10/2019 at 11:53 pm

      Oi Jessica,
      Também acho que sonhar e ter um pouco de fantasia na vida é super importante. Isso abre nossa mente para as possibilidades *-*
      Bjos

  • Reply Adson 08/10/2019 at 5:22 pm

    Gosto muito das ficções científicas e distopias, principalemnte aquelas que tratam de especulação de ideias. As distopias clássicas foram aquelas que mudarama minha vida de uma forma que eu nem sei mensurar, pois tratam de temas que ou são universais ou são atemporais, principalamente quando toca em questões que envolvem nossa sociedade, nossa política, nosso jeito de viver a vida… Eu até digo que algumas são leituras obrigatórias, como 1984, Admirável Mundo Novo, A Revolução dos Bichos, Flores para Algernon, O Homem que Caiu na Terra, Nós, O Homem do Castelo Alto, Fahreinheit 451, dentre outras. São obras que nos fazem refletir sem nos jogar de maneira implacável na nossa realidade que já é dura nesses aspectos. Outros que não entram no gênero sci-fi e que eu lembro com muito carinho são os Saramago, A Guerra que Mudou a Minha Vida e A Guerra que me Ensinou a Viver, que me emocionam.
    Agora, quando é entretenimento, gosto de coisas como Harry Potter, as ficções doidinhas do Philip K. Dick (essas causam reflexões também), livros de terror, Douglas Adams é incrível, YA…
    Enfim, eu poderia escrever sobre isso por séculos… Por isso vou ficando por aqui.

    • Reply kelen Vasconcelos 08/10/2019 at 7:42 pm

      Oi Adson,
      Realmente é incrível não é? Como a leitura pode nos mover de tantas formas diferentes. Obrigada pelas indicações ^^
      Eu também não consigo fazer uma lista, são tantos livros que ficaria eternamente escrevendo rsrsrs
      Bjos

    Leave a Reply