Livros

Quase Sem Respirar – Rebecca Donovan

17/11/2015
Editora:Pandora
Série: Trilogia Breathing
Sinopse: A luta de Emma contra uma vida doméstica abusiva chegou a uma conclusão sufocante nos capítulos finais de “Uma razão para respirar”. Agora todos de Weslyn sabem seu segredo, mas Carlos não poderá mais feri-la. Alguns ainda são assombrados pelo horror daquela noite, e alguns devem enfrentar as consequências de suas próprias escolhas.
No inicio não fica muito claro o que aconteceu depois do exato momento do final do primeiro livro(resenha aqui). Só sabemos das consequências e de como tudo acabou ficando. Emma muito machucada e sofrendo para voltar a boa forma nos campos. Seu sofrimento é bem recompensado e ela consegue a bolsa de estudos que tanto deseja enquanto acaba sendo hospedada na casa de sua amiga Sara por tempo indeterminado. Os pais de Sara se tornam os tutores de Emma e a ajudam como se fosse sua filha.
Evan está sempre lá para amar e cuidar de Emma, e a vontade dele de ir para a mesma faculdade que ela gera ou aumenta um conflito na casa de Evan. E Emily (Emma) percebe que em parte isso é por causa de sua presença. Então algo inesperado acontece, sua mãe começa a aparecer com frequencia e tenta ganhar a confiança da filha.
Emma tem uma atitude inesperada e resolve morar com ela, mesmo sem conhecer absolutamente nada da vida de sua mãe. Ela acredita que deve uma segunda chance para Rachel que parece sempre se esforçar em ser uma boa mãe, pelo menos no inicio. Parecia que o sofrimento de Emma havia acabado, mas o ato de morar com Rachel e ficar próxima do novo namorado dela, Jonathan desencadeia uma serie de acontecimentos que mudam suas perspectivas novamente.

Posso dizer que nunca vi uma personagem sofrer tanto e tão intensamente como Emma. Até metade deste livro parece que ela continua sendo um saco de pancadas para o ressentimento da mãe e também há diversas situações que a machucam, até que finalmente começa a tomar uma posição mais agressiva frente as coisas. E o seu “envolvimento” com Jonathan não é algo normal, creio que veremos coisas mais intensas no último livro da série, mas isso é apenas especulação da minha parte.
E como falo sobre alguns livros, esse não é o tipo de livro que você vai ler rapidamente. Rebecca descreve a história com muitos detalhes e de forma lenta, então se você é muito ansioso não recomendo ler esse livro. Estava na metade dele e já fiquei achando que a escritora encheu ele de “lingüiça” até que coisas novas aconteceram e mudei completamente de opinião, tudo por falta de paciência. As coisas realmente acontecem de forma bem lenta nessa série.
E se tem uma lição que pode se tirar desse livro é o fato de que palavras são poderosas sugestões e podem mudar a vida de várias pessoas, basta acreditar nelas. Sejam mentiras ou verdades… Devo dar um tempo antes de ler o último livro da série, mas com certeza trago pra vocês. E principalmente, quero saber em qual ponto da vida de Emma que ela vai finalmente decidir seu próprio caminho e não ser deixada levar pelas situações.
 

Você pode ler também...

2 Comentários

  • Reply Sávio França 19/11/2015 at 10:09 pm

    Olá, tudo bem?
    Não conhecia este livro e confesso que não fiquei empolgado com a leitura. Além do enredo não ter me cativado, não gosto muito de descrições. Prefiro diálogos.
    Como você disse que é um livro lento, acho que não me agradaria.

    Abraço!
    http://tudoonlinevirtual.blogspot.com.br/

  • Reply Kelen Vasconcelos 29/11/2015 at 11:28 am

    Oi Sávio!
    Também prefiro livros com mais ação… Ainda prefiro o volume 1, mas como já comprei o 3 vou ler mesmo assim. Só que depois de um tempo, pq nessa série os livros são muito grossos rsrsrs.
    Bjo

  • Leave a Reply