Livros

Um Estudo em Vermelho – Arthur Conan Doyle

01/06/2015
Série:Sherlock Homes
Editora:Zahar
Sinopse:Publicado originalmente em 1887, Um estudo em vermelho chegou a ser considerado uma espécie de “livro do Gênesis” para os casos de Sherlock Holmes, pois marca não só a primeira aparição pública do detetive mais popular da literatura universal como o primeiro encontro entre Holmes e Watson. Ao buscar conhecer melhor seu novo amigo, em pouco tempo Watson vê-se envolvido numa história sinistra de vingança e assassinato…
Esse com certeza é um livro intrigante. Podemos ver como Holmes e o Dr. Watson acabam dividindo um apartamento e conhecer um pouco da história de Watson já que isso normalmente sempre fica em segundo plano nas adaptações cinematográficas. Dr. Watson é um homem que sofreu muito no período da guerra, chegando a contrair uma doença que quase o levou e acabou deixando algumas seqüelas em seu corpo.
Holmes reconheceu de imediato todo o histórico do Dr. Watson de apenas vê-lo. Então percebemos ao longo da narrativa do próprio do Dr. que Holmes desenvolveu uma técnica avançada de dedução e tudo faz com que ligue fatos que muitas vezes nem percebemos de uma forma muito rápida e logo tem resposta para qualquer pergunta que possam fazer sem ninguém tê-lo contado sobre o que aconteceu ou sobre a vida da pessoa em questão.

Durante o livro eles acabam se tornando amigos e se interessam por um caso policial em particular de difícil solução. Ambos vão ficando mais curiosos e comprometidos com todo o enredo que se segue, além de irem juntando várias fatos. Sejamos honestos, quem resolve tudo é Holmes, Dr. Watson fica tão perdido quanto nós lendo a história.
Como é o próprio Dr. Watson que escreve todo o livro vamos vivendo a história junto com ele e a surpresa de cada descoberta. Esse primeiro caso descrito em que Dr. Watson acompanha todo o profissionalismo de Holmes faz ele ficar sempre a janela dos acontecimentos, então ele acaba não ajudando o amigo, afinal está aprendendo como as coisas funcionam e esse novo método investigativo assim como nós. Tudo é novidade.
Quando vemos os filmes feito sobre Holmes temos a impressão de que ele é arrogante e egoísta, mas na verdade é muito comprometido com sua “ciência” e seus experimentos. No máximo podemos defini-lo como excêntrico que por vezes fica deprimido e outras muito empolgado pelo mistério.
O livro é divido em duas partes, e a segunda é totalmente necessária para que possamos entender como o crime aconteceu e como Holmes conseguiu chegar à conclusão desse caso complicado.

 

Esse livro foi o primeiro que li de Sherlock Holmes e gostei bastante. Assim que tiver uma oportunidade lerei mais livros sobre esse detetive mundialmente famoso, além disso essa versão de luxo da série de livros dele está magnífica, com muitos desenhos originais e perfeita diagramação.
 
 

Você pode ler também...

4 Comentários

  • Reply Ana Paula Calixto Lach 03/06/2015 at 8:22 pm

    quero ler esse livro!!!

  • Reply Ryoko Bel 08/06/2015 at 2:00 pm

    Oi Kelen, tudo bem ???
    *-*
    Que amor por sua resenha !!! Estou aqui com os olhos brilhando, super feliz por ver que você gostou desse livro !!!
    Sempre fui apaixonada pelos livros do Sherlock Holmes, apesar de que ultimamente eu ando um pouco afastada do famoso detetive, mas ler resenhas dos livros que contam suas aventuras me lembram de uma época boa. Ajudam a matar a saudade !!!
    Nunca tive a chance de ler esse livro, mas imagino que seja maravilhoso, acho que vou tentar ler ele algum dia desses, assim me reaproximo do Holmes !!! ^^

    Beijinhos
    Hear the Bells

  • Reply Kelen Vasconcelos 08/06/2015 at 5:42 pm

    Não vai se arrepender ^^

  • Reply Kelen Vasconcelos 08/06/2015 at 5:43 pm

    Oi Ryoko!

    Td bem e contigo? Ler resenhas de livros que mexem conosco sempre gera um ótimo sentimento não é?!
    Leia sim, eu curti bastante ^^

    Bjoss

  • Leave a Reply