Livros

Zangado – O Que é Ser Game E Como Me Tornei Um.

05/04/2017

Editora: LeYa

Sinopse: Ser gamer é muito mais do que ser simplesmente um jogador. É um estilo de vida que traz lições importantes, como acreditar em si mesmo, nunca desistir diante dos obstáculos, e mostra que rivalidade não significa inimizade. Assim pensa o Zangado, que conta neste livro os aprendizados que já tirou dos jogos, e que ele faz questão de dividir com os seguidores – e agora com você, leitor. Ele se tornou um youtuber superfamoso em todo o país e foi um dos pioneiros no que faz: criar e postar em seu canal vídeos falando sobre games aprimorados com cultura nerd, dando dicas e indicações, jogando sem ensaiar e compartilhando suas experiências com os internautas. Além de ter se popularizado em razão dos games, ele ainda se tornou o tio Zangado, procurado pelos “sobrinhos” para dar conselhos diversos não apenas sobre games, mas também sobre a vida. Com mais de 6 milhões de seguidores em suas redes sociais e mais de 3,2 milhões só no seu canal, Zangado Games, o tio Zangado conquistou uma legião de fãs por todo o Brasil com seus vídeos sobre videogames. A primeira postagem no YouTube foi em 2009, de forma simples e amadora, e de lá para cá muita coisa mudou, menos a paixão pelos games e a vontade de compartilhar suas experiências com os seguidores na internet. Aqui, Zangado conta um pouco de sua vida e de sua trajetória como um dos youtubers mais queridos do país. Como ele criou seu canal? Por que usa máscara – uma de suas principais marcas? Como se tornou um gamer, e o que isso significa para ele? Senta aí, se acomoda, abre este livro e venha descobrir tudo isso.

Vocês já sabem que sou aquela que saiu do Atari para o PS4, então tenho procurado aprender muito sobre esse mundo que mudou bastante, além de me apaixonar mais a cada dia por ele. Zangado é um dos youtubers que acompanho sobre games. Na verdade ele é o meu favorito, sempre que sai um novo vídeo estou lá para ver. Quando quero procurar algum tipo de game diferente sempre procuro para ver se ele já fez algum vídeo de conferindo o game ou análise. As análises dele são muito boas, sem falar que ele contextualiza você sobre a história do game e fatos importantes sobre a produção do mesmo. No canal dele você não encontra gameplay do jogo inteiro e sim a primeira hora, conferindo ou a primeira meia hora do game, o que é muito bacana porque dá para ter uma noção se você vai ou não gostar daquele jogo e você não sofre com spoilers. Quem me acompanha por aqui sabe o tanto que odeio spoilers.

Então quando fiquei sabendo sobre o livro dele que iria sair, sabia que tinha que ler e trazer a experiência para vocês também. Eu sei que hoje há um monte de livros de youtubers que não foram escritos por eles e isso me deixa um pouco chateada sabe… É que hoje não é muito fácil você escrever um livro e conseguir uma boa divulgação com ele, e tem muita gente vendendo lixo por aí…

Isso não se aplica ao livro do Zangado, o livro conta sua história com os games e como eles ajudaram no crescimento dele como pessoa. Inevitavelmente ele acaba compartilhando histórias sobre sua vida particular de uma forma muito sincera. Como ele mesmo diz na apresentação, é impossível você não ler o livro ouvindo a voz do Zangado na sua cabeça.

O livro tem uma diagramação bem bacana e conta com algumas fotos do Zangado, incluindo fotos em eventos nos quais encontra com seus inscritos. No fechamento de alguns capítulos encontramos algumas ilustrações de controles de games e as marcações dos números das páginas são únicas. Tudo foi muito bem pensado para que o livro representasse realmente o Zangado, e podemos sentir o carinho dele nessas mínimas coisas para com os seus seguidores.

Acompanhamos o Zangado desde criança, nas suas dificuldades na escola e também nas suas descobertas durante sua graduação. É interessante ver como ele conseguiu encontrar bons amigos durante a faculdade e como ele mantém contato com alguns deles até hoje. O mais comum nos dias de hoje é que as pessoas acabem se separando depois de formadas na faculdade, felizmente consegui manter algumas amizades muito importantes para mim do tempo da escola, já da faculdade não posso dizer o mesmo.

O livro tem uma leitura fácil e bem agradável. Eu li o livro em um dia, sei que sou acostumada a trazer livros grandes para vocês, mas não foi esse o motivo, simplesmente não conseguia parar de ler. Houve apenas um momento na história que fiquei confusa sobre as ordens dos acontecimentos de alguns fatos, mas nada que prejudicasse minha experiência com o livro ou com a assimilação da história de uma forma completa.

Zangado conta como foram seus primeiros vídeos e como as críticas de alguns comentários ajudaram e muito o crescimento e estruturação do seu canal o que acho bem bacana. Gostei também da forma como ele abordou o bullying que sofreu durante o período escolar. Acho curioso hoje como às pessoas dão importância para esse assunto e como na época em que eu era criança não havia diálogo sobre isso. Infelizmente muitas crianças como eu, o Zangado e tantas outras sofreram com isso e não tiveram a ajuda que precisavam. Por isso, deixo um apelo aos pais: a escola não deixou de ser opressiva só porque hoje há mais diálogo sobre o bullying, conversem com seus filhos, estejam próximos deles e ajude-os a passar por essa etapa da vida, a escola assim como provavelmente não foi fácil para você também não será para ele. Quanto mais apoio e diálogo a criança tiver, mais ela poderá crescer diante das dificuldades que enfrentar.

Então se você gosta de game ou se interessa pelo assunto, o livro também será ótimo para você, ainda mais se for um dos inscritos do canal do Zangado, como eu. O mais interessante do livro é que ele deixa bem claro que o Zangado tinha objetivos, sonhos e lutou por eles. As coisas na maioria das vezes poderão não sair perfeitas de primeira, mas insista, só assim poderá aprender com seus erros e quem sabe criar algo até melhor do que imaginou.

Você pode ler também...

6 Comentários

  • Reply AMANDA ALMEIDA 05/04/2017 at 7:22 pm

    Oi amiga,
    admiro de mais o zangado e gosto muito dos vídeos dele, e assim como você fiquei ansiosa com esse livro. Agora que enfim vou conseguir ler, espero poder conhecer uma pouco mais do Zangado como pessoa.
    bjus
    Amanda

    • Reply kelen Vasconcelos 17/04/2017 at 6:26 pm

      Vc vai amar o livro Amanda ^^
      Bjos

  • Reply Caverna Literária 05/04/2017 at 10:49 pm

    Adoro os vídeos do zangado! Geralmente são os comentários dele que me fazem decidir se jogo ou não hahaha. Queria muito ler o livro e descobrir mais sobre a vida dele. Realmente é difícil manter amizades depois de escola/faculdade. A maioria dos amigos que tive foram para rumos diferentes. Sinto muita falta deles, mas fazer o que… Acho que faz parte da vida, cada pessoa aparece na fase certa. Mas fico super feliz por você ainda manter contato com alguns, e o Zangado também! Sua resenha ficou ótima!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br

    • Reply kelen Vasconcelos 17/04/2017 at 6:27 pm

      Oi Carol!
      Realmente, quando vamos crescendo os caminhos vão se separando… é a vida.
      Os vídeos do Zangado também me fazem decidir se compro ou não o jogo rsrsrs
      Bjos

  • Reply Clayci 08/05/2017 at 2:36 pm

    Eu conheço o youtuber, mas não sabia sobre esse livro rs
    Apesar de não curtir o gênero, eu lerei sem problemas.
    Acho ele muito divertido <3

    • Reply kelen Vasconcelos 10/05/2017 at 6:30 pm

      Oi Clayci,
      Sim, o Zangado é muito autêntico ^^
      Bjos

    Leave a Reply