Livros

Anne de Avonlea – L. M. Montgomery

11/10/2023

Editora: Martin Claret

Série: Anne de Green Gables

Sinopse: Anne retorna em mais um livro repleto de aventuras, desventuras, alegrias, lágrimas e muito aprendizado. Nossa ruivinha favorita está de volta a Avonlea para trabalhar como professora, enfrentando os desafios de educar crianças cheias de energia e manter seus princípios em meio ao caos da sala de aula. Já mostrando traços de seu amadurecimento, Anne nos encantará mais uma vez com seu jeito único e especial de ver o mundo e tudo o que acontece ao redor, seja em casa, na escola, com Diana, Gilbert ou Marilla, a sabedoria e a doçura de Anne prometem cativar os leitores mais uma vez.

O livro continua de onde o anterior parou. Anne vai lecionar na sua antiga escola em Avonlea como professora e enfrentar esse novo desafio, ao mesmo tempo que ajuda Marilla com a fazenda e a casa. Marilla ficou doente no final do último livro e por isso Anne resolveu trabalhar para ajudar com os gastos de Green Gables. Passando mais tempo em casa ela também ajuda a Marilla para se recuperar da doença nos olhos.

Gilbert desistiu da vaga em Avonlea por Anne, mas agora que são amigos e passam muito tempo conversando e estudando, já que não desistiram de continuar seus estudos futuramente, acabam planejando novos projetos. Um dos projetos idealizados pelos dois é o Comitê de melhoramento de Avonlea. Não apenas os dois, mas Diana e várias outros amigos da região se uniram para formar esse comitê que visa a melhorar a cidade não só para os próprios cidadãos, mas também para aqueles que a visitam. De início a ideia não foi levada a sério pelos moradores mais antigos, mas depois eles começaram a apoiar o que foi bem interessante de ver, essa mudança de pensamento.

“Fantasias são como sombras… não se pode prendê-las, são instáveis e imprevisíveis. Mas, quem sabe um dia eu descubra o segredo, se continuar tentando.”

Pág. 81

Anne faz amizade com um novo vizinho bem rabugento e que a cidade não aceita bem de primeira. Ele tem um papagaia que fala palavrões e isso dá o que falar na cidade. Como Anne sempre faz, ela acaba conquistando o coração dele e abrindo espaço para que outras pessoas da região também façam amizade com ele.

Ela fica pro volta de dois anos lecionando na escola e faz amizade com vários dos seus alunos, sempre estimulando a imaginação. Seu aluno favorito é Paul que também tem uma imensa imaginação, e logo ela reconhece como uma alma amiga. Apesar de encontrar resistência com alguns alunos, ela acaba conquistando a todos.

Anne continua causando muito, então tem muitas cenas divertidas e engraçadas. Marilla acaba ajudando uma prima distante que está para falecer acolhendo os filhos gêmeos dela. A menina é um amor, mas David é uma peça rara que traz muita confusão. Aos poucos tanto Marilla quanto Anne vão educando e melhorando a personalidade traquina de David.

Anne e Diana também fazem uma nova amiga, uma senhora de mais de quarenta anos que mora bem afastada das fazendas e da cidade. Ela sofreu uma desilusão amorosa com seu antigo namorado e numa mais se relacionou ou tentou casar novamente. A casa dela fica em um lugar charmoso cheio de rochas que fazem ecos. Ela é incrivelmente fofa e também há um belo desfecho para sua história.

“Ela jamais poderia esquecer daquele gentil senhor que tinha sido o primeiro a lhe dar o amor e a compaixão que sua infância negligenciada tanto precisava.”

Pág. 175

O livro todo corresponde a aproximadamente dois anos que Anne vive em Avonlea e muitas coisas acontecem. No final do livro a gente sente um leve despertar no coração de Anne sobre Gilbert. Então não esperem que esse livro seja cheio de romance entre os dois, porque na verdade é só sobre amizade. Mas como eles vão encarar um novo desafio a partir do próximo livro juntos, tudo indica que o relacionamento irá se desenvolver.

O livro é incrivelmente leve e divertido. Amei cada história e cada novo amigo que Anne fez. Emocionante e maduro na dose certa para a idade de Anne. Acredito que gostei mais deste volume do que do próximo, Anne nunca desaponta. E vocês? Já leram? Me contem nos comentários ^^

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply