Livros

Cidade dos Ossos – Cassandra Clare

28/06/2023

Editora: Record

Série: Instrumentos Mortais

Onde Comprar: Amazon

Sinopse: Clary Fray, 15 anos, decide passar a noite em uma boate em Nova York. O maior de seus problemas provavelmente seria lidar com o truculento segurança da porta, certo? Errado. Clary testemunha um crime, e não um crime qualquer: um assassinato cometido por três adolescentes cobertos por enigmáticas tatuagens, brandindo armas esquisitas. Para completar, o corpo da vítima desaparece no ar. Clary quer ligar para a polícia; quer gritar; quer chamar seu amigo, Simon, que ficou na boate enquanto ela teve a infeliz ideia de perseguir o menino bonitinho de cabelo azul… Mas como explicar a eles que ninguém mais na rua enxerga os assassinos, apenas ela? Como provar que houve um crime se não há rastro algum do sangue do garoto morto – aliás, era mesmo um menino? Mas ela nem tem tempo de tomar uma decisão; logo os assassinos se apresentam para a estranha mundana que não deveria vê-los, mas vê. Jace, Alec e Isabelle são Caçadores de Sombras, guerreiros cuja missão é proteger o mundo que conhecemos de demônios e outras criaturas. Vampiros que saem da linha, lobisomens descontrolados, monstros cheios de veneno? É por aí mesmo. E depois desse primeiro contato com o Mundo de Sombras, e com Jace – um Caçador que tem a aparência de um anjo, mas a língua tão afiada quanto Lúcifer -, a vida de Clary nunca mais será a mesma. Mesmo.

Clarissa ou Clary como é chamada pelos amigos é uma menina normal e que vive com sua mãe num apartamento simples. Seu pai morreu antes de nascer e elas contam com a ajuda de um amigo Lucian que sempre está presente quando sua mãe precisa de ajuda e virou um tipo de tio para Clary. Ela tem um melhor amigo desde sempre, Simon, e numa noite que eles foram a boate mais badalada dos jovens de sua idade ela acaba se sentindo atraída por um menino com cabelo azul.

Ela o segue dentro da boate e acaba vendo-o indo para uma área reservada com uma linda mulher em um vestido branco extremamente sensual. Clary dá uma desculpa para Simon e se afasta para observar até que vê mais dois homens se juntando a mulher e tudo aparenta que eles querem matar o garoto. Ela tenta interferir mais as coisas ficam muito fora de controle e ela fica assustada com o que presencia e foge juntamente com Simon da boate.

“Se você insiste em repudiar aquilo que é disforme sobre o que vocês fazem – afirmou Magnus, ainda olhando para Alec -, nunca aprenderá com os próprios erros.”

Capítulo 13, pág. 227

Clary acaba discutindo com a mãe já que ela começa a agir de forma estranha dizendo que as duas vão passar um tempo em outro lugar. E ela sai brigada com o Simon para uma apresentação de poemas de um dos amigos da banda de Simon, enquanto está no café ela percebe que o garoto loiro que ela viu matar o menino de cabelo azul está olhando para ela. Como se tivesse rastreado ela…

Clary acaba saindo do café e tem um discursão com Jace já que ele quer que ela vá com ele até um tal de Instituto para poder verificar quem realmente ela é, já que teoricamente mudamos não conseguem ver o mundo das sombras. No meio da conversa ela recebe uma chamada da mãe mandando-a fugir e a partir daí as coisas ficam muito loucas. Ela retorna para casa e Jace a segue e ela enfrenta um monstro do mundo das sombras sem nenhum preparo, mas consegue matá-lo, porém fica ferida. Clary acaba sendo resgatada por Jace e tratada no Instituto.

Aos poucos ela vai descobrindo quem ela é e que a mãe dela foi sequestrada. Valetim está de volta e busca o Cálice Mortal. Ao mesmo tempo que ela vai conhecendo as regras desse novo mundo e conhecendo Alec e sua irmã Isabelle que juntamente com Jace resolvem problemas no mundo das sombras na cidade de Nova York. Logo percebem que as memórias de Clary foram apagadas

Jace vai se sentindo cada vez mais atraído por Clary e logo sua afeição é visível. Isso não deixa Alec feliz já que nutre sentimentos por Jace, mas ele não sabe. Clare nem percebe todo esse interesse já que as preocupações dela estão na possibilidade de recuperar sua mãe com vida. Mas ela acha Jace convencido e arrogante em muitos momentos chegando a perder a paciência. Então os quatro se lançam numa busca não só pelas memórias perdidas de Clare, mas também para encontrar a mãe dela e o cálice mortal antes de Valentim.

“Ele olhou para ela. A luz do sol que entrava pelo teto quebrado iluminava o rosto dele. Ele parecia estar se contendo com grande esforço para não fazer alguma coisa.”

Capítulo 19, pág. 343

O livro todo é muito elétrico e cheio de ação. Gostei bastante dos personagens, achei muito carismáticos. Clary parecia perdida o tempo inteiro o que seria algo muito natural para uma menina de 15 anos que está prestes a completar 16 tendo o seu mundo todo revirado pelo ar. Gostei bastante de o livro ser focado na Clary porque assim consigo ver melhor o casal principal em comparação com as outras adaptações que foram feitas no cinema e no streaming. Acho que ainda há muito para se descobrir desse mundo fantástico e estou empolgada para o próximo volume. Vocês já leram? Me contem o que acham dessa série ^^

You Might Also Like

8 Comments

  • Reply Aléxia Macêdo 29/06/2023 at 1:48 pm

    Ler este resenha deu até uma nostalgia, lembro que li na época que lançou o 1º filme (que foi odiado por todos e caiu no esquecimento kkkkk), mas eu amava a história. Acabei não dando prosseguimento por ter dificuldade mesmo em ler séries heheh
     Os Delírios Literários de Lex

    • Reply kelen Vasconcelos 19/07/2023 at 7:10 pm

      Oi Aléxia,
      Acredita que eu gostei demais do filme? Até comprei, e vira e mexe eu vejo kkkkkkkkk
      Mas a série eu acho que foi melhor sabe…
      Vou continuar firme na leitura, a história está interessante.
      Pena que vc não continuou 🙁
      Bjos

  • Reply Alessandra Salvia 01/07/2023 at 11:01 am

    Oi Kelen, tudo bom?
    Foi a única série da Cassandra que eu li. Quero me aventurar por outras, até mesmo nesse universo, mas é que algo não se encaixou ainda…
    Não sei se meu problema é a Clary ou a escrita, algo não me encanta por completo.
    beeeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    • Reply kelen Vasconcelos 19/07/2023 at 7:11 pm

      Oi Alessandra,
      Entendi, as vezes isso acontece com algumas séries.
      Realmente tem vários outros livros que se conectam com o universo e que já ouvi falar das pessoas que leram que são melhores…
      Bjos

  • Reply Maíra Namba 03/07/2023 at 8:26 pm

    Oii Kelen! Nossa eu nunca li os livros dessa série, mas vi o filme e vi a série inteira da netflix. eu amei a série da netflix, mas não sei se ela esta totalmente correta com o livro ahaha mas confesso que mesmo na série e memso no filme, acho a clary tãoo perdida ahhahahhahahahhaha adorei a resenha!

    • Reply kelen Vasconcelos 19/07/2023 at 7:12 pm

      Oi Maíra,
      Ela é mesmo, totalmente perdida kkkkkkkk
      Acho que talvez no volume 2 isso vai melhorar um pouco.
      Fico feliz que tenha curtido a resenha ^^
      Bjos

  • Reply Ana Clara Oliveira Magalhães 14/10/2023 at 12:56 pm

    A nostalgia, meu Deus!
    Eu era obcecada pela série, e também gostei do filme na época. Não sou muito crítica não. Comecei a assistir a série mesmo, mas não terminei… Ainda penso em voltar!
    Acho bem envolvente também, principalmente porque tem MIL reviravoltas.
    Bjs!

    https://www.roendolivros.com.br/

    • Reply kelen Vasconcelos 26/10/2023 at 6:16 pm

      Oi Ana Clara,
      Pois veja a série, acho que ela foi injustiçada. Tem uma trilha sonora perfeita demais. E eles deram um final para ela com episódios especiais pq cancelaram a série e o produtor não queria desagradar os fans.
      Sim, menina mas tem muita reviravolta mesmo! Tô amando =)
      Bjos

    Leave a Reply