Livros

Casais Inteligentes Enriquecem Juntos – Gustavo Cerbasi

07/05/2020

Editora: Sextante

Sinopse: Uma das maiores causas de brigas entre os casais são as dificuldades financeiras. Se falta dinheiro para pagar as contas, a culpa recai sobre o parceiro esbanjador, que não quer nem saber se tem saldo no banco na hora de fazer uma compra. Se sobra dinheiro no fim do mês, em vez de comemorar, o casal pode se desentender sobre como investir ou gastar aquela quantia. De acordo com o consultor Gustavo Cerbasi, a raiz do problema está na falta de conversa sobre dinheiro. Em geral, só se fala sobre o assunto quando a bomba já estourou. E por não discutir a questão a dois, a maioria acaba deixando de fazer um orçamento realista, de guardar dinheiro para atingir suas metas e de se planejar para manter um bom padrão de vida no futuro. Com sugestões válidas para qualquer fase do relacionamento, desde o namoro até as bodas de ouro, Casais inteligentes enriquecem juntos aponta diferentes estratégias para formar uma parceria inteligente na administração das finanças da família.

Esse é o segundo livro do Gustavo Cerbasi que leio e não fui apenas eu quem leu, meu noivo também leu. Na verdade, esse foi um presente que eu dei para nós dois, para que possamos organizar melhor nosso financeiro desde o inicio do casamento. Ele gostou bastante, e depois foi a minha vez de ler.

O livro é divido em três partes, a primeira parte ele tenta nos fazer enxergar onde o casal se encontra no mundo financeiro e qual é o perfil de cada um: se é gastador, poupador, financista, descontrolado… E ele mostra as possíveis uniões de cada tipo e seus resultados. O que mostra que cada perfil tem a sua parcela a ser melhorada, não nos deixando naquela zona de conforto.

“Seu interesse em compartilhar com amigos oportunidades de investimento e conhecimento financeiro cria cadeias de prosperidade, que normalmente dão em retorno novas fontes de informação. Informações sobre riqueza devem ser compartilhadas.”

Capítulo 10, Pág. 159

A parte dois fala sobre o planejamento com o dinheiro para a vida, desde o namoro e os objetivos estabelecidos para projetar um casamento, além de orientar como deveria ser a educação financeira dos filhos de todos os casais. As ideias dele são bem interessantes e com certeza vou colocar várias em prática.

A última parte fala mais sobre investimentos e como ter um futuro mais rico. Ele fala sobre vários tipos de investimento, sobre perfis de investidores e também em algumas opções polêmicas, como não entrar num financiamento da casa própria e sim acumular o dinheiro para pagar a vista ou viver eternamente de aluguel, tudo vai depender do sonho de cada casal. Como essa é uma edição especial, no final há um guia para noivos e várias dicas de como conseguir deixar seu casamento mais barato e mais controlado.

O mais interessante do livro é que ele traz muitos depoimentos de casos reais que tinham situações problemas e como conseguiram resolver de forma diferente, orientada pelo Cerbasi. Além disso há muitas simulações, de diversos tipos, para que você sinta segurança sobre o que ele está falando e se você está entendo ou não o raciocínio. Para mim foi uma ótima leitura, fiz uma lista de várias coisas que vou aplicar na minha vida financeira de agora e na nova que irei começar com meu noivo ainda este ano. E vocês? Já leram ou se interessaram sobre o assunto? Me contem nos comentários ^^

Você pode ler também...

6 Comentários

  • Reply Alessandra Salvia 09/05/2020 at 2:10 pm

    Oi Kelen,
    Particularmente, não é uma leitura que me chame a atenção. Mas para quem busca auxílio, deve ser ótimo!
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

  • Reply Kaila Garcia 11/05/2020 at 2:32 pm

    Uau, esse livro me chamou muita atenção. Se encontrá-lo em alguma livraria, com certeza, irei comprar! ❤

    https://www.kailagarcia.com

  • Reply Tami 12/05/2020 at 12:32 am

    Oi, Kelen

    Eu não costumo ler não ficção, mas há alguns livros interessantes que agregam bastante coisa à nossa vida de acredito que este é um deles. Certamente leria.

    Beijos
    – Tami
    https://www.meuepilogo.com

  • Reply Ava 12/05/2020 at 12:12 pm

    Oi Amiga,
    Lembro quando você comprou esse livro. Me parece um livro ótimo de se ler antes de iniciar a vida a dois.
    Abraços,
    Amanda(Ava)

  • Reply Kaila Garcia 12/05/2020 at 3:05 pm

    Oi Kelen, sempre gostei de ler livros assim, ainda não conhecia esse, mas já anotei a dica! ❤

    https://www.kailagarcia.com

  • Reply Denise Crivelli Nascimento 13/05/2020 at 1:12 am

    Oi
    parece ser uma leitura interessante para quem é casado ou está para casar, como eu não sou o publico alvo não me chama a atenção, mas o importante é que gostou de ler ele.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

  • Leave a Reply