Livros

Cidade de Vidro – Cassandra Clare

08/02/2024

Editora: Record

Série: Instrumentos Mortais

Sinopse: Para salvar a vida de sua mãe, Clary deve viajar até a Cidade de Vidro, lar ancestral dos Caçadores de Sombras – podemos pular a regra que diz que entrar em Alicante sem permissão é contra a lei e ir contra a lei pode significar a morte? E também que chegar lá, criando um Portal sozinha, só mostra o quanto os poderes de Clary são sofisticados e como isso é perigoso? Para complicar ainda mais, quando chega à cidade, ela logo descobre que Jace não a quer por perto (o que não se aplica a outras meninas…) e Simon, que nem queria estar ali, está sendo investigado por ser um vampiro que pode suportar a luz do sol. Nem o fora de Jace nem estar quebrando as regras irão afastar Clary de seu objetivo: encontrar Ragnor Fell, o feiticeiro que pode ajudá-la a curar a mãe. Para localizar o bruxo, Clary contará com um misterioso aliado, Sebastian, um Caçador de Sombras (quase) irresistível. À medida que se aproxima de respostas, Clary conhece mais sobre o seu passado – e consequentemente sobre o passado de seu irmão… A Clave está reunida. Todos sabem que Valentim, fortalecido como nunca, está convocando um exército para exterminar os Caçadores de Sombras e conseguir os Instrumentos Mortais. Aparentemente, a única chance de sobrevivência é unir forças: Caçadores e integrantes do Submundo. É possível esquecer as diferenças e o preconceito de séculos para lutar lado a lado? E Clary, dividida pelo que sente por Jace, conseguirá se armar de seus novos poderes para salvar a Cidade de Vidro – custe o que custar? Jace já se decidiu: vai arriscar tudo por ela.

Neste volume finalmente entra a figura do Sebastian. Além de todo o conflito interno que Clary e Jace estão passando e seus muitos desentendimentos, Sebastian chega para causar ainda mais intriga. A maior parte do livro se passa em Alicante, finalmente conhecemos um pouco da terra do povo dos Shadow Hunters e os seus arredores povoados por outros povos. A entrada neste lugar é incrivelmente protegida, no momento que Jace e seu grupo estava para passar o portal eles foram atacados e tiveram que levar Simon com eles.

Com certeza a presença de um vampiro, que anda na luz do sol, não autorizado na cidade foi motivo para muita discursão no conselho. Até que decidiram enviá-lo de volta. Apesar de tudo parecer estar resolvido, infelizmente todos foram enganados e Simon acabou preso no calabouço do conselho, pois o novo inquisidor queria forjar uma acusação contra a família do Alec e da Isabelle.

“Não é culpa dele você ter resolvido brincar com uma magia que mal compreende. Só porque tem um poder, não significa que saiba utilizá-lo.”

Pág. 48

Clary se dando conta que foram sem ela para Alicante, acaba ela mesma abrindo um portal e caindo dentro do lago envenenado. Depois de muita confusão ela acaba se reencontrando com seus amigos e Jace quase surta em vê-la ali. Situação que Sebastian tenta tirar o máximo de proveito. Clary quer encontrar Ragnor Fell para poder desfazer o feitiço que prende sua mãe num sono profundo.

Sebastian sempre se mostra muito prestativo, mas suas atitudes são muito estranhas e logo é possível desconfiar de suas intenções. Além disso, Valentin quer atacar e destruir Alicante e para isso conta com infiltrados, então a cidade não é mais segura.

“Queria apoiar a cabeça nele, queria sentir os braços ao seu redor da mesma forma que queria ar enquanto estivera se afogando no Lago Lyn.”

Pág. 172

Todo o conflito emocional de Jace e Clary chega em um grande ápice neste volume. O sofrimento dos dois é tão intenso que é impossível não se emocionar enquanto lemos. Os outros personagens tem seus conflitos também, Simon preso. Alec tentando assumir seu romance com Magnus para a família. A mãe de Clary resolvendo pendências do passado. E muitos outros acontecimentos importantes. Mas preciso avisar que neste volume o grupo principal sofre um perda que abalará vários personagens para sempre.

O livro foi muito completo na minha opinião. Ele resolveu vários arcos e trouxe uma conclusão satisfatória para a maioria dos personagens. A cena em que o anjo aparece foi muito boa, eu não esperava que iria gostar tanto assim. Creio que no próximo volume iremos começar um novo arco e estou bem curiosa. Vocês já leram? O que acharam? Me contem nos comentários ^^

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply