Editora: Rocco
Série: Jogos Vorazes
Amazon: Compre Aqui
Sinopse: A história se passa na nação chamada Panem, fundada após o fim da América do Norte. Formada por 12 distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital, sede do governo. Uma das formas com que demonstra seu poder sobre o resto do carente país é com os Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de 12 a 18 anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte. Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido Distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?
O livro é narrado em primeira pessoa e vemos como tem sido a vida de Katniss e de sua família nos últimos anos. Seu pai faleceu e a sua família acabou dependendo inteiramente de suas habilidades para permanecer viva. Ela se alia a Gale que se torna seu melhor amigo e parceiro nas caças ilegais que realiza quase todos os dias para manter suas famílias bem alimentadas.
A mãe de Katniss não ajudou muito quando seu pai faleceu, na verdade ela mergulhou numa profunda depressão que nem saia da cama, por isso ela teve que tomar muitas decisões perigosas para proteger e cuidar de sua irmã mais nova Prim, a única pessoa na vida que ela tem certeza que ama. Por causa desse contexto sua relação com a mãe é bem conflituosa.
A narração da Katniss é muito boa, e não deixa que fiquemos na dúvida sobre o que os outros pensam. Quando sua irmã é sorteada para os Jogos Vorazes ela não pensa duas vezes em se oferecer como tributo no lugar da irmã. Prim é doce e dedicada a aprender os ofícios da mãe de curandeira. Ela não tem habilidades que possam fazê-la sobreviver a um jogo tão sangrento assim além de ter apenas 12 anos.
Logo Peeta é escolhido para ser o tributo masculino e eles rumam a capital para participar de toda a preparação e receber orientações do único tributo vencedor do Distrito 12 que ainda estava vivo Haymitch. Nesse contexto as emoções se confundem bastante e coisas que Katniss tinha certeza antes, passa a não ter mais.
O meu primeiro contato com a franquia foi com os filmes que não gostei muito, e depois de ler o livro entendi o porquê. O filme é muito diferente do livro no seguimento narração da história, na maior parte dele Katniss fica com uma cara fechada e você não tem ideia no que ela está pensando, no livro todos os pensamentos e opiniões dela são claras, além da falta de trilha sonora do filme ter me desagradado.
A história é viciante, li o livro em quatro dias e poderia ter terminado em três. Você fica muito desesperado para saber o que vai acontecer em seguida. Eu demorei muitoooooo para começar a ler essa trilogia que ganhei de aniversário, mas este ano está prometendo muito, quem sabe até eu consiga concluir.
12 Comments
Adoro essa estória! Incrível!
Boa semana!
O JOVEM JORNALISTA está em Hiatus de verão de 18 de janeiro à 04 de março, mas comentaremos nos blogs amigos nesse período! Mesmo em Hiatus, o blog tem um post novo. Não deixe de conferir!
Jovem Jornalista
Instagram
Até mais, Emerson Garcia
Que bom que curte essa história também ^^
Abraço!
oi, tudo bem?
Eu ainda não li a trilogia ou assisti o filme.
Fiquei com bastante curiosidade em relação a história, de como vão se desenrolar os relacionamentos e a decisão da protagonista de se tornar um tributo.
Se eu tiver a oportunidade, com certeza lerei.
beijos
Oi Emi,
Espero que possa curtir ^^
Bjos
Oi Kelen,
Eu concordo, o filme não faz jus ao livro.
Eu quando li a trilogia também fiquei tão vidrada que li em poucos dias os 3 livros.
Espero que goste dos próximos.
Bjs
https://diariodoslivrosblog.blogspot.com/
Oi Jéssica,
Eu também espero continuar curtindo. Demorei para começar a ler pq não tinha curtido tanto os filmes rsrsrs
Mas agora tô curtindo bastante ^^
Bjos
Oi
que bom que gostou do livro, eu adoro essa trilogia, realmente no livro a Katniss vive com a cara fechada, mas como eu li os livros antes do filme, acabei gostando do filme também.
Espero que goste dos outros, eu ainda preciso ler o livro estra lançado que é o A cantiga dos pássaros e das serpentes.
https://momentocrivelli.blogspot.com/
Oi Denise,
Sim, tem esse livro extra que foi lançado. Depois me conte se curtiu ele também ^^
Bjos
Oi Kelen.
Pra mim Jogos Vorazes é uma das melhores histórias do gênero. A história é muito envolvente e quando você menos espera acontece algo que faz você repensar tudo o que leu e pensar no que vai acontecer agora. Gosto muito como a Katniss foge completamente do que é esperado de uma protagonista e isso me deixou muito interessada nas ações dela, como ela iria reagir aos jogos.
Quanto ao filme, eu até perdoo algumas falhas dele, pois adaptar histórias contadas em primeira pessoa sempre é um desafio, mas comparado com as várias adaptações literárias eu considero Jogos Vorazes umas das melhores (e mal posso esperar pela adaptação de “a cantiga dos pássaros”)
Abraços
http://www.auniversitaria.com/
Oi Thaty,
Eu não sabia que já iriam adaptar o último livro lançado, que interessante ^^
Bjos
Oi, Kélen. Como vai? Particularmente gosto bastante de Jogos Vorazes, principalmente os livros. O filme não curti nem um pouco. Abraço!
https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/
Oi Luciano,
Pelo que vi não fui a única a não curtir muito os filmes…
Abraço ^^