Livros

Torre do Alvorecer – Sarah J. Maas

01/03/2023

Editora: Galera Record

Série: Trono de Vidro

Sinopse: Chaol Westfall sempre se definiu por sua lealdade inquebrável, sua força e sua posição como capitão da Guarda. Mas tudo isso mudou desde que o Castelo de Vidro se quebrou; seus homens foram abatidos, e o rei de Adarlan o poupou de um golpe de morte, mas deixou seu corpo quebrado. Ele foi despedaçado emocionalmente, enlouquecendo pela culpa que sentia por decepcionar a si mesmo e a seus homens. Agora, enfraquecido se senta em uma cadeira, um recipiente para seu espírito profundamente combalido. Sua única chance de recuperação reside nos lendários curandeiros da Torre Cesme em Antica – a fortaleza do poderoso império do continente do sul. E é para lá que ruma Chaol, acompanhado de Nesryn, a única mulher na Guarda Real e sua nova capitã, depois de ter sido nomeado Mão do Rei. Então, eles viajam para Antica, na esperança de que os lendários curandeiros da Torre Cesme curem seu corpo. Eles também esperam fazer aliados do império sul na iminente guerra. Com a guerra se aproximando de Dorian e com Aelin lutando por seu trono de direito, Chaol pode ser uma peça-chave para a sobrevivência dos dois jovens monarcas, convencendo outros governantes a se aliarem a eles. O que Chaol e Nesryn descobrem em Antica, no entanto, vai mudar os dois – e será mais vital para salvar Erilea do que eles poderiam ter imaginado.

Esse é o spin-off da série e extremamente necessário fazer sua leitura antes do último volume da série do Trono de Vidro. O livro foca em Chaol e em Nesryn que foram para Antica a fim de conseguirem chegar à Torre Cesme e receber tratamento para a lesão nas costas sofrida por Chaol.

Assim que Chaol e Nersryn chegam na cidade são bem recebidos pelo rei, mas há uma situação estranha, a nação está de luto. E logo ele revela que sua filha mais nova morreu. Há um peso de dor sobre o rei, a rainha que se mantem enclausurada no próprio quarto de luto, e sobre todos seus filhos. O rei sabe que a intenção de Chaol é conseguir seu apoio e o exército, mas usa o luto como desculpa várias vezes para não o receber em uma audiência privada. Além disso, dá a notícia da emboscada e que o novo rei Dorian está com o paradeiro desconhecido.

Chaol está com Nesryn naquele “relacionamento” que não é um “relacionamento” propriamente dito, então Nesryn se sente um pouco livre para fazer várias escolhas ao longo do livro. Ela tem família em Antica e acaba indo visitá-los com frequência o que é bem interessante, porque indo contra todos os modelos das famílias de seus amigos, ela tem uma família extremamente calorosa e amorosa, é bonito de ler.

Enquanto isso Chaol fica a maior parte do tempo no palácio esperando pela curandeira que é designada a ele, Yrene. Ela tem um passado doloroso em Charco Lavrado, mas também não é novidade ela aparecer como personagem, ela já apareceu no livro “A Lâmina da Assassina” um prequel da série do Trono de Vidro onde conhecemos Celaena e a vida que ela levava antes de ter sido enclausurada em Endovier.

Rever Yrene e ver quem ela se tornou e o tanto que se dedicou nos últimos anos para se tornar uma curandeira respeitável e cheia de habilidades é prazeroso. Mas a sua interação com Chaol é difícil, já que ele era o capitão da guarda e muitas atrocidades aconteceu com a família de Yrene a mando do antigo rei de Adarlan. Mesmo que ele tenha sido nomeado depois para o cargo, ela não consegue separar o fato de que ele era um dos homens de confiança do falecido rei. Mas a ferida de Chaol é muito mais do que uma ferida e vai fazer como que tanto Chaol como Yrene tenham que enfrentar vários temores e traumas para que haja uma possibilidade de recuperação.

O livro é marcado por vários outros personagens interessantes, como os príncipes e princesas do rei. Alguns se destacam bastante como Sartaq que comanda uma ordem de cavaleiros alados e Kashin que comanda os cavaleiros em terra, mais precisamente os que montam cavalos nas estepes. Uma das princesas é sempre ativa na narrativa e que causa várias confusões a Hasar que é responsável pela frota de marítima de barcos e navios de guerra.

Mas além, das confusões com as pessoas, outros mistérios começam a aparecer como registros élficos antigos e também possibilidades de segredos escondidos, nesse contexto os vlags começam a aparecer em Antica e fazem ataques, um dos seus principais alvos é Yrene e logo Chaol pensa que talvez tenham haver com o fato de que estão fazendo progressos nas sessões de curas e nas suas buscas por respostas.

Nunca me simpatizei com Chaol, mas esse livro traz o protagonismo de Nesryn que para mim valeu muito a pena ser lido. Ela foi maravilhosa e foi exatamente como imaginei que seria quando tivesse que tomar decisões sozinha. Terminei o livro extremamente satisfeita e com uma revelação chocante que faz muito sentido e que conecta todos os livros anteriores em uma mesma linha de narrativa histórica. Livro extremamente necessário para ser lido. Me contem nos comentários se já leram esse livro da série ou se essa série interessa para vocês ^^ Estou na reta final e sinto que muitas emoções estão por vir.

You Might Also Like

14 Comments

  • Reply Luciano Otaciano 03/03/2023 at 9:28 am

    Oi, Kellen. Tudo bem? Nunca li este livro. Parece ser um spin-off muito necessário para se ler, né? Que bom que gostou. Abraço!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    • Reply kelen Vasconcelos 09/03/2023 at 1:11 pm

      Espero que possa ler a série algum dia Luciano, acho que iria curti.
      Abraço.

  • Reply Alessandra Salvia 03/03/2023 at 10:18 pm

    Oi Kelen, tudo bom?
    Menina, eu gostava do Chaol até a Celaena demonstrar poder.
    Simplesmente não consigo perdoá-lo por olhar com nojo pra nossa rainha, sabe?
    Então foi uma leitura complicada… Mas também acho Nesryn a protagonista desse livro!
    beeeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    • Reply kelen Vasconcelos 09/03/2023 at 1:12 pm

      Oi Alessandra,
      Concordo plenamente com vc, diziam para mim que ele se redimiria nesse livro, mas sinceramente pra mim ele continua o mesmo e ainda não gosto dele, creio que nunca vou gostar. Achei um absurdo o que ele fez com a Celaena, nunca esqueci também. Gostei mais do livro por causa da Nesryn, ela brilhou muito ^^
      Bjos

  • Reply Denise Crivelli 06/03/2023 at 1:21 am

    Oi
    eu li o último livro antes de ler esse ai no começo do último eu fiquei um pouco confusa porque Chaol apareceu casado, fora que apareceu uns outros personagens que eu não conhecia, mas ai quando eu li torre do alvorecer esses dias acabou esclarecendo algumas coisas principalmente como que Chaol conheceu a amada e do novo parceiro da Nesryn.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    • Reply kelen Vasconcelos 09/03/2023 at 1:14 pm

      Oi Denise,
      Por pouco também não fiz isso Denise, por pouco mesmo. Me alertaram, antes de eu começar o último livro, e preferi comprar e ler a torre antes.
      Bjos

  • Reply Teresa Silva 06/03/2023 at 5:28 pm

    Parece muito interessante!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

    • Reply kelen Vasconcelos 09/03/2023 at 1:15 pm

      Espero que goste Teresa.
      Bjos

  • Reply Camila Faria 07/03/2023 at 12:27 am

    Oi Kelen, eu nunca li a série Trono de Vidro (simplesmente porque fantasia não é muito a minha praia), mas sempre leio as resenhas dos livros e acho que são tramas super elaboradas, interessantes. Fico um pouco por fora do universo geral da série, mas me parece ser uma leitura bem bacana. Beijos

    • Reply kelen Vasconcelos 09/03/2023 at 1:16 pm

      Oi Camila,
      Eu gosto bastante de fantasia, pena que não curte. Mas essa impressão sua é bem real. As histórias são muito profundas e elaboradas ^^
      Bjos

  • Reply Monique larentis 07/03/2023 at 2:00 pm

    Eu leio o nome da Sarah e já imagino o quão grande deve ser esse livro. Porque essa mulher escreve muito hehehehe. Eu gosto de fantasia, mas as muito longas tendem a não me prender… por isso não leio muito ela. Mas já tinha ouvido falar desse livro e muitas pessoas adoram. Que bom que achou que valeu a pena conhecer essa narrativa. Isso é a melhor coisa para um leitor 🙂

    • Reply kelen Vasconcelos 09/03/2023 at 1:17 pm

      Que pena Monique que não prende sua atenção. Com certeza, ter experiências diferentes com livros diferentes é a melhor coisa para um leitor ^^
      Bjos

  • Reply Maíra 07/03/2023 at 5:44 pm

    Oiii, eu não conhecia o livro, já até coloquei an minha lista hahaa principalmente porque gosto de sagas assim! Terei que ler o livro Trono de Vidro primeiro ahaha mas já adorei a sua resenha!

    • Reply kelen Vasconcelos 09/03/2023 at 1:18 pm

      Oi Maíra,
      Tem resenha de toda série aqui, vc pode pegar no índice ou puxar pela #trono de vidro. Espero que goste, o primeiro livro e toda a série é maravilhosa ^^
      Bjos

    Leave a Reply