Editora: Wish
Link para Compra: Amazon
Sinopse: Uma princesa solitária, um castelo no topo da montanha, um pequeno mineiro e goblins vingativos que vivem nas profundezas. Enquanto a princesa Irene descobre que algumas escadas do castelo são encantadas, os goblins das minas subterrâneas planejam uma guerra contra os humanos. Com a ajuda de seu novo amigo, Curdie, e uma tataravó mágica, Irene embarca em uma jornada cheia de aventura e autoconhecimento.
Esse livro é um clássico infantil que foi lançado em 1872 e que foi republicado pela editora Wish com lindas ilustrações. Há também um prefácio maravilhoso de um escritor brasileiro que tem especialização em literatura inglesa clássica, ele usa várias referências e comparações o que torna toda sua explicação sobre o livro muito tranquila.
Na história conhecemos a princesa Irene que tem 8 anos no início da aventura, e que conhece a sua trisa-trisa-trisa-avó em um dos quartos da casa onde mora. Apesar de na sinopse dizer que ela mora num castelo, na verdade é uma casa afastada do castelo. Ela foi levada para essa casa depois que sua mãe faleceu, mas não é explicado como e porque a rainha morreu. Seu papai-rei vem visitá-la com frequência, mas ele não vive com ela.
Ela basicamente é criada pela babá. E tem as outras pessoas que trabalham na casa para ela, como a governanta, vários trabalhadores da cozinha e da casa, além dos guardas que ficam lá para cuidar da segurança. Mesmo assim, há várias regras para ela, ela nunca pode sair de casa à noite, mas o motivo de não poder sair nunca é explicado a ela.
Certa noite, Irene e a babá acabam ficando mais tempo do que deveriam e se afastam mais do que o costume também. A noite chega e a babá fica desesperada correndo com Irene para voltarem rapidamente para casa, mas são cercadas por goblins. Quem as salva é um mineirinho chamado Curdie, que também tem 8 anos, apesar dele ser muito novo já ajuda os pais com o sustento da casa trabalhando na mina juntamente com o pai.
Os goblins são criaturas que foram “expulsas” da superfície e que vivem no subterrâneo da montanha que se conecta com a mina. Eles têm seus próprios costumes e também sua realeza. Possuem animais que ficaram muito deformados por terem que se adaptar ao escuro das cavernas e sempre atacam pessoas que se distraem de noite. É como se a noite fosse pertencer aos goblins, por isso os humanos se escondem em suas casas. Mas eles também têm alguns pontos fracos e um deles é não gostar de ouvir rimas improvisadas, e dessa forma Curdie consegue afugentar os goblins e leva tanto Irene quanto a babá para casa.
Os goblins não aceitam muito seu destino e estão bolando um plano para poderem voltar a viver na superfície, porque não foi apenas os seus animais que sofreram mutações, mas eles também. Ficaram baixos com cabeças muito duras e pés fofos.
A trisa-trisa-trisa-avó de Irene é uma personagem muito importante e muitas vezes salva e orienta Irene. Ao longo de todo o livro conseguimos ver vários ensinamentos de honestidade, honra, amizade, confiança e fé. Ao longo de toda jornada tanto Curdie quanto Irene acabam aprendendo várias coisas que não sabiam e vão amadurecendo.
O que mais gostei é que ele realmente é um livro para crianças, e ele trata crianças como crianças. Não tenta amadurecer elas antes do tempo, e conseguimos ver elas evoluindo graças a vivência do dia a dia, além do enfrentamento de diversidades. Super indico a leitura para quem gosta de clássicos. Gravei um vlog de leitura para o canal do Youtube que fiz ao longo da leitura, já está disponível, vocês podem conferir clicando aqui. A edição da Wish está maravilhosa e impecável. Me contem se já conheciam esse clássico e se gostam de ler histórias tão antigas assim ^^
10 Comments
Oi, Kelen. Tudo bem? Que bom que curtiu. Nunca li este livro. Parece ser agradável. Ótima resenha. Abraço!
https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/
Obrigada Luciano.
Oi Kelen, tudo bem?
Que capa mais linda. Só imagino a riqueza das ilustrações!
Livros infantis têm muito a nos ensinar, basta a gente abrir a mente e o coração. ♥
Beijos,
Priih
Infinitas Vidas
Oi Priih,
Concordo contigo, se abrimos o coração normalmente essas histórias ficam incríveis.
Eu fiz um vlog de leitura dele no canal, e mostro várias vezes como ele por dentro: Simplesmente perfeito <3
Bjos
Eu já comprei esse livro pra minha filha. Estou esperando ela ler pra depois eu pegar, porque na verdade a intenção sempre foi comprar pra mim heheheheh
Oi Flávia,
Super te apoio! kkkkkk
A leitura tem que ser compartilhada desde pequeno ^^
Bjos
Oi Kelen, tudo bom?
Gosto da ideia de um livro para crianças falar a lingua delas, acho que alguns hoje em dia pecam por isso mesmo.
E eu acho essa capa tão maravilhosaaaaaaaaa! rs
beeeijos
http://estante-da-ale.blogspot.com/
Oi Alessandra,
Esse livro é incrível, vc precisa conhecer ^^
Bjos
Oi
eu acho essa capa linda, eu quero esse livro e ainda quero compras, mas que o preço é um pouco salgo, tenho um livro da editora que custou 80 reais, parece ser uma história interessante de se ler. Eu só fiquei conhecendo sobre esse livro porque vi a publicação da editora no site, .
Que bom que gostou da leitura.
https://momentocrivelli.blogspot.com/
Oi Denise,
Sim, os livros dessa editora no geral são salgados, mas vale a pena ^^
Acho que você gostaria ^^
Bjos